Psicologia da Educação

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Conclusão mínima de 4 meses

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Carga Horária:

360 horas

Tempo de conclusão:

4 meses

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Pós-graduação CENES?

Cursos reconhecidos pelo MEC

Estes cursos são desenvolvidos em conjunto com a Faculdade Focus, num acordo de Cooperação Técnico/Científica. A Faculdade Focus é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Pedagógico e Ações acadêmicas com alunos.

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Pós-graduação em Psicologia da Educação

Amplie sua Carreira Educacional com a Psicologia da Educação

Objetivos do curso:

Desenvolver uma compreensão integrada entre Psicologia e Educação.

Refletir sobre as práticas educativas à luz das teorias da Psicologia da Educação.

• Ampliar o conhecimento sobre as correntes teóricas e a história da Psicologia da Educação no Brasil e no mundo.

• Capacitar profissionais para aplicar conceitos da Psicologia no contexto educacional.

Proporcionar uma formação sólida para quem deseja atuar na educação com uma abordagem psicológica.

Para Quem Este Curso é Indicado?

• Profissionais da educação que buscam aprimorar suas práticas pedagógicas.

• Psicólogos que desejam aprofundar conhecimentos na interface entre psicologia e educação.

• Coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais interessados em aplicar conceitos psicológicos no ambiente escolar.

• Qualquer profissional que deseja contribuir para um ambiente de aprendizado mais eficaz e humanizado.

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

Tchau, ABNT!

Diferenciais da Pós-graduação CENES

Receba seu certificado sem precisar apresentar um trabalho de pesquisa acadêmica.

No seu ritmo

Conclua sua Pós-graduação a partir de 04 meses, podendo estudar no conforto da sua casa.

Flexibilidade e autonomia

Aulas gravadas para assistir quando e onde quiser.

Material Didático Digital

Tenha em mãos tudo o que você precisa para complementar seu aprendizado.

Grade Curricular

1. Conceitos Introdutórios em Psicologia | 40H

O que significa psicologia? Psicologia do senso comum. Psicologia científica. Conhecimento e História. Pensamento cartesiano. A Psicologia no campo científico. O desenvolvimento de diferentes escolas psicológicas: outras correntes. Behaviorismo. Skinner e o Behaviorismo Radical. A Caixa de Skinner. Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. Estruturalismo. Funcionalismo. Associacionismo. Sigmund Freud e a psicanálise. A personalidade para a psicanálise. Sexualidade. Aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar. Aprendizagem segundo Piaget e a Psicanálise. Aprendizagem segundo a teoria behaviorista e Gestalt.

2. Referenciais Teóricos da Psicologia na Educação | 40H

A psicologia do desenvolvimento e a educação. Jean Piaget e a psicologia genética. Etapas do desenvolvimento infantil. Período sensório motor (0 a 2 anos). Período pré-operatório (2 a 7 anos). Período operatório-concreto (7 a 11 Liberação Imediata). Período operatório-formal (11 ou 12 anos em diante). Henry Wallon (1879 – 1962). Os estágios do desenvolvimento infantil segundo Wallon. Teoria da aprendizagem segundo Vygotsky. A importância da cultura na teoria de Vygotsky. Aprendizagem e desenvolvimento humano na perspectiva de Vygotsky. Ciência e Psicologia científica. Psicologia e suas principais linhas teóricas. A teoria cognitiva de aprendizagem de Ausubel. As teorias comportamentalistas de Pavlov e Skinner.

3. Teorias Acerca do Desenvolvimento e Aprendizagem | 40H

Aprendizagem e psicologia. Gestalt. Teorias da aprendizagem. As etapas do desenvolvimento segundo Piaget. Período Sensório Motor. Período Pré-Operatório. Período Operatório-Concreto. Período Operatório-Formal. Contribuições dos estudos de Piaget para educação. Psicologia: noções iniciais. Vytgotsky, as funções psicológicas superiores e a mediação. A mediação – os instrumentos e os signos. Zona de desenvolvimento proximal. Psicologia social. Nova psicologia social – subjetividade e aprendizagem humana. O que a prática ensina? Resiliência e psicologia da saúde.

4. Psicologia do Desenvolvimento Infantil | 40H

Aspectos neurológicos e cognitivos na infância. Aspectos emocionais na infância. Aspectos socioemocionais na infância. Psicologia do desenvolvimento. Teorias do desenvolvimento. Contribuições para a formação do professor. Desenvolvendo aprendizagem social inicial. Os primeiros momentos de vida. Habilidades sensoriais e habilidades de percepção complexa. Desenvolvimento cognitivo. Psicologia do desenvolvimento e a educação especial. Aspectos históricos da educação especial. Educação especial na infância.

5. Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência | 40H

Adolescência: uma etapa do desenvolvimento. Aspectos cognitivos, neurológicos, emocionais e socioculturais na adolescência. Adolescência: descobertas, transformações e curiosidades. Gênero e Sexualidade. Dificuldades Emocionais e de Relacionamento Interpessoal na Situação Escolar. Autoestima e identidade. Final da adolescência e vida adulta.

6. Aprendizagem e Desenvolvimento | 40H

Considerações sobre o Behaviorismo. A teoria do ensino de Jerome Bruner e abordagem cognitivista da aprendizagem de David Ausubel. Inteligência e inteligências múltiplas. Família e escola. A importância do diálogo entre família e escola. Família e escola na Educação Especial. A aprendizagem e suas características. A emergência histórica da Psicologia Escolar: conceitos e definições. Concepção de aprendizagem por Jean Piaget. Desenvolvimento humano segundo Vygotsky. A atuação institucional do psicólogo escolar de acordo com os preceitos legais e éticos. Relação entre neurociência e aprendizagem. A neurociência no ambiente escolar. Dificuldades de aprendizagem no cérebro. Histórico das dificuldades de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem.

7. Psicologia da Educação | 40H

A origem da Psicologia da Educação. História da Psicologia da Educação no Brasil. Ciência e Psicologia científica. Psicologia e suas principais linhas teóricas. Psicologia e suas contribuições para Educação. Psicologia e pedagogia. Teorias da psicologia da aprendizagem. A psicologia na formação de professores da educação especial. A gênese do campo da Psicologia da Educação. A Psicologia da Educação em um contexto próximo. As principais correntes da psicologia da educação. Psicologia da Educação na atualidade.

8. Psicologia Escolar | 40H

A Psicologia Escolar na educação. Espaço escolar para a Psicologia Escolar. O papel da Psicologia Escolar na formação docente contemporânea. Psicologia Escolar e processo de democratização da escola no Brasil: pluralidade, identidade, diversidade e diferenciação dos sujeitos. O psicólogo em contextos escolares: atuação multidisciplinar. Contribuições da atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva. Significado das barreiras sociais, psicológicas e físicas na construção da identidade da pessoa com necessidades especiais. Aspectos emocionais na infância. Aspectos socioculturais na infância. A formação do psicólogo: pesquisa e interdisciplinaridade. O acompanhamento multidisciplinar à família e o apoio à escola Intervenções junto aos profissionais que lidam com a criança na educação inclusiva. Intervenções junto aos profissionais que lidam com a criança na educação inclusiva. Ética e limites da atuação profissional do psicólogo. Teoria comportamental e a aprendizagem. Multi, inter e transdisciplinaridade.

9. Psicologia e Educação Inclusiva | 40H

Psicologia escolar e o processo de democratização da escola no Brasil: pluralidade, identidade e diferenciação dos sujeitos. Bases do Ministério da Educação. O psicólogo em contextos escolares: a atuação multidisciplinar e contribuições escolares na educação inclusiva. Mediação e adaptação O psicólogo e as intervenções junto à educação inclusiva e as formas de atuação. Sala de estimulação precoce, classe comum, classe especial, escola especializada, classe hospitalar, oficina pedagógica, atendimento domiciliar, sala de recursos e centro de apoio. Inclusão educacional. Alterações do desenvolvimento humano. Dificuldades de aprendizagem. Fracasso escolar. Transtornos de aprendizagem e bullying. Bullying. O psicólogo em contextos escolares: atuação multidisciplinar. Contribuições da atuação do psicólogo escolar na educação inclusiva. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação. Inclusiva: bases do Ministério da Educação.

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Ficou alguma dúvida?

1. O certificado da pós-graduação online tem a mesma validade da pós-graduação presencial?

Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.

2. O TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?

O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.

O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.

Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.

Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.

3. Média para Aprovação

A média para aprovação é nota 6,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva (Verificar tabela disponivel no Guia Acadêmico). No caso de tirar nota 6,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média..

4. Qual é a Carga Horária da Pós-graduação?

A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.

5. Qual a Duração da Pós-Graduação?

Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses

Prazo mínimo com TCC: 6 meses

Prazo máximo: 12 meses

6. Quais São os Documentos Necessários para Realizar a Matrícula?

Os documentos necessários são:

1) RG (carteira de identidade), NÃO É ACEITO CNH;

2) CPF;

3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).

4) Comprovante de Residência.

*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.

7. Documentos: qual o prazo de envio e como enviar os documentos?

O envio dos documentos é realizado após a conclusão do curso. Os documentos devem ser anexados na área de aluno. Todo esse processo ocorre no momento da solicitação do certificado. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou  .png. Siga as orientações descritas no link. 

O prazo de deferimento dos documentos pela Secretaria Acadêmica é de 30 dias.

Uma vez deferido, o aluno irá receber um e-mail informando que seu certificado entrou em processo de registro e emissão.

Sendo indeferido o pedido, um e-mail é enviado com motivo pelo qual foi indeferido e um novo prazo de 30 dias para deferimento começa a correr após correção/anexo das informações faltantes.

8. Qual o processo de solicitação e prazo de envio do Certificado da Pós-Graduação?

Ao finalizar a especialização, o aluno deve solicitar o certificado digital, acessando na sua área de aluno o último módulo que se chama SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO e preencher todos os dados da planilha. Esse módulo ficará disponível somente após o prazo mínimo de conclusão da Especialização que é de 120 dias (4 meses), após o início do curso.

 

QUAL É O PRAZO DE ENVIO?

Após a solicitação do Certificado Digital feita pelo aluno, a Secretaria Acadêmica tem o prazo de 30 dias para avaliar se todos os requisitos exigidos foram cumpridos pelo aluno, e, estando de acordo, concede o DEFERIMENTO via e-mail. O prazo para envio do Certificado Digital é de mais 30 dias a contar da data do deferimento da Secretaria Acadêmica. O Certificado e o Histórico escolar Digitais serão enviados para o endereço eletrônico (e-mail), informado pelo aluno no cadastro de acesso à plataforma, sem nenhum custo adicional. Portanto, o prazo final da Secretaria Acadêmica para o envio do Certificado Digital é de 60 dias, sendo 30 dias para análise e deferimento e de mais 30 dias, para emissão e envio.

Caso o pedido seja INDEFERIDO, o aluno receberá o e-mail de indeferimento com a justificativa e solicitação de ajustes. O aluno deverá realizar os ajustes solicitados e realizar nova solicitação de certificado no SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO. A partir deste momento o novo prazo de até 60 dias começa a contar até a emissão e envio do certificado.

  

DATA DE CONCLUSÃO

 A data de conclusão da especialização que constará no Certificado e no Histórico Escolar é a data em que o aluno preenche o formulário de solicitação de conclusão.

 

CERTIFICADO FÍSICO

O Certificado digital não tem nenhum custo adicional, no entanto, caso o aluno opte pela solicitação do certificado físico, este terá um valor que deve ser consultado no Guia Acadêmico dentro de sua área do aluno. O pedido neste caso será feito na mesma planilha de Solicitação de Certificado de Conclusão e, o que pode variar é o prazo de entrega que será feito pelos Correios.

O código de rastreio será encaminhado automaticamente em até 48 horas para o e-mail, após o despacho do documento que será realizado via Carta Registrada.

Basta preencher a planilha e clicar em ENVIAR, e aguardar os prazos descritos anteriormente.

 *Atenção: lembre-se de consultar sua caixa de spam ou lixo eletrônico, pois os seu certificado digital poderá ser direcionado para estas pastas.

9. Como é o Suporte Pedagógico com os Tutores do CENES?

O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento do decorrer das disciplinas.

O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via e-mai: tutor@cenes.com.br

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O Prazo de resposta é de 48h úteis.

10. Garantia CENES

O CENES oferece uma garantia de 7 (sete) dias, contados a partir da data da compra do curso.

Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com a mesma, você pode solicitar o cancelamento e reembolso, dentro do prazo de garantia citado acima, via e-mail secretaria@cenes.com.br . O prazo de resposta é de 48h úteis.

Após findar-se o prazo da garantia, não será possível o cancelamento da compra.

11. Como funciona a carga horária dos cursos?

O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.

12. Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos por:

1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.

2) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).:

3) Pix

4) Boleto Parcelado (até 3x)

13. Qual é o Prazo Para Envio do Certificado?

Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, você terá direito a um certificado que lhe atribuirá o título de Especialista. Este certificado será enviado juntamente com o Histórico Escolar para o endereço eletrônico (e-mail) informado pelo aluno no cadastro de acesso a plataforma.

O prazo para envio do Certificado Digital é de 30 dias a contar da data do deferimento da Secretaria Acadêmica.


14. Qual a metodologia do curso?

A Metodologia dessa Pós-Graduacao Lato Sensu CENES, é 100% EAD. O aluno estuda onde e quando quiser, através de conteúdos em PDF. O conteúdo pode ser baixado (download) e acessado pelo aluno a qualquer tempo, durante a duração do curso! O aluno conta com o apoio de uma equipe de professores tutores durante todo o processo de desenvolvimento do curso!

Após o final de cada disciplina, o aluno realiza uma avaliação no ambiente virtual, compondo a nota que será lançada no Hostorico Escolar, que acompanhará o Certificado após a conclusão do curso, atendendo a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo Cenes!

Horário de atendimento: Das 9h às 21h30 de segunda à sexta, aos sábados das 8h às 16h


CENES - CENTRO DE ESTUDOS DE ESPECIALIZACAO E EXTENSAO LTDA - CNPJ: 41.023.705/0001-01

Rua Maranhão 924, Centro, Cascavel/PR - CEP: 85801-050