Introdução a Computação; conceitos de computação, sistemas, sistemas de informação; Conceitos básicos da computação; Conceitos e tendências de tecnologias disruptivas; impactos econômicos e sociais da utilização das TICs; gestão e infraestrutura de TI. Apresentação dos primeiros computadores pessoais e as gerações de computadores, contextualização do histórico das redes de computadores e padronização, comunicação e organização da internet. Apresentação do Processamento de dados; Armazenamento de dados: memória temporária ou principal, secundária, ROM; Tipos de softwares, bem como o sistema operacional, linguagem de programação e utilitários; Abordagem em Softwares aplicativos. Tecnologias da informação e Recursos dos Sistemas de Informação computadorizados; usuário, software e hardware; Dispositivos de entrada, de saída e de entrada e saída; Unidades de armazenamento. Apresentação dos fundamentos de um sistema de informações e desenvolvimento do modelo de sistema de computação. Visão geral sobre a história computador e, em seguida, explorar um dos mais importantes recursos tecnológicos: as redes de computadores.
Apresentação de conceitos de arquitetura de computação. Compreensão da arquitetura física de sistemas computacionais. Compreensão dos conceitos básicos de arquitetura de computadores. Contextualização dos sistemas de integração. Detalhamento dos componentes de um sistema de computação, como dispositivos E/S e Unidade Central de Processamento (CPU), ciclo de Instrução e Endereçamento de Memória e modos de Execução do Processador. Detalhamento dos componentes de um sistema de computação, como tipos de Memória, características dos processadores atuais, arquiteturas de microprocessadores de mercado: RISC e CISC, características e organização RAID. Apresentação dos mecanismos de processadores vetoriais e matriciais e compreensão da diferenciação e aplicabilidade entre arquiteturas básicas e especiais: arquiteturas CISC e RISC. Apresentação do conjunto de instruções e chamada de sub-rotina, tratamento de interrupções, exceções e barramento. Apresentação dos conceitos de tipos de instruções de dados e tipos de endereçamento. Compreensão do controle e unidade de processamento, a organização de memória e a diferenciação e aplicabilidade entre arquiteturas básicas e especiais.
Histórico e evolução, conceito de redes de computadores, componentes das redes, tipos de ligações físicas (ponto a ponto e multiponto). Conceitos de rede de computadores: topologias de redes; parâmetros de comparação; classificação (LANs, MANs e WANs); Internet X Intranet X Extranet; aplicações das redes de computadores. Introdução aos pilares da comunicação em rede: regras de comunicação; codificação da mensagem; protocolos de rede; organizações de padronização. Introdução aos modelos de referência OSI e TCP/IP: encapsulamento de dados; endereços de rede e endereços de enlace de dados. Princípios da camada física e seus respectivos protocolos: utilização do meio físico de comunicação (simplex, half-duplex, full-duplex) e transmissão da informação (fontes de distorção do sinal, codificação, multiplexação, comutação). Princípios da camada física e seus protocolos: meios físicos de transmissão - guiados (par trançado, fibra ótica) - não guiados (rádio, infravermelho, micro-ondas); propriedades de cabos par trançado e fibra óptica; propriedades do meio físico sem fio.
Apresentação dos tipos de redes de computadores e dimensão das redes computacionais. Protocolos existentes na camada de transporte: transporte de dados (multiplexação, TCP, UDP). Introdução aos protocolos de camada de aplicação. Protocolos e serviços de camada de aplicação: Transferência de hipertexto; Envio e recebimento de e-mails; Serviços de nome de domínio; Configuração dinâmica de host; e Transferência de arquivos. Protocolos utilizados na camada de rede, as características do protocolo de internet, o protocolo de internet versão 4, o protocolo de internet versão 6 e os protocolos de roteamento. Apresentação dos conceitos de protocolos em camadas TCP/IP – camada de aplicação (protocolos HTTP, HTTPS, FTP, POP, IMAP, SMTP e DNS), assim como do endereçamento IP, máscaras e gateways. Apresentação de protocolos de rede, bem como Unidade de Dados de Protocolo (PDU), Bootstrap Protocol (BOOTP), Border Gateway Protocol (BGP) e Open Shortest Path First (OSPF). Principais aspectos relacionados ao funcionamento do endereçamento IP, com ênfase no IPv4 (estrutura de endereços IP e divisão em sub-redes). Principais aspectos relacionados ao funcionamento do endereçamento IP: a necessidade do IPv6; protocolo ICMP; Ping e Traceroute.
Importância da informação, entendendo que é o bem mais valioso que qualquer organização pode ter. Faremos a diferenciação da informação de dados, bem como, explicar de maneira breve e objetiva, o conceito de big data. Componentes constituem a base da tecnologia da informação e são utilizados para a efetivação e qualidade da aquisição, processamento, armazenamento e recuperação dos dados, informações e conhecimento da organização. Apresentação dos conceitos iniciais e fundamentos da TI, identificação dos principais cursos e profissionais que atuam no mercado, bem como o estudo dos conceitos e tendências de tecnologias disruptivas, a saber: robótica, drones, realidade aumentada etc. Sistemas de Informação (SI), os componentes e os aspectos funcionais. Sistemas de Informação operam para gerar informação que agrega valor aos ambientes organizacionais e seus usuários. Principais conceitos de sistemas de informação, seus objetivos, como ele é utilizado, como afeta as organizações, e seus impactos na sociedade e nos negócios. Aprendizagem sobre internet, intranet e extranet, suas características, aplicações e diferenças. Capacitação do aluno na definição dos sistemas de informação.
Definição do como os Sistemas de Informação são utilizados para melhorar o desempenho da organização. Apresentação de problemas recorrentes nas organizações e como os sistemas de informação auxiliam em sua resolução. Apresentação de problemas recorrentes nas organizações e como os sistemas de informação auxiliam em sua resolução. Análise da Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) como elemento de grande importância no planejamento estratégico de tecnologia da informação, apresentando uma visão de diferentes conceitos e elementos que envolvem a ASI. Comparação dos cenários para os quais cada tipo de sistema de informação é mais indicado, bem como SPT, SAD e SAE. Apresentação da visão geral sobre o desenvolvimento e a análise de sistemas.; Capacitação do aluno sobre os aspectos referentes à segurança da informação.
Contextualizaremos as áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos, bem como identificaremos os aspectos positivos e negativos, bem como os ganhos e benefícios organizacionais da gestão de projetos. São diversos os fatores organizacionais que interferem nas várias etapas de um projeto. Essas interferências podem ocorrer desde a etapa de ideação até a etapa de efetivação e/ou finalização de um projeto. São fatores como recursos, informações, pessoas, organização, processos internos, políticas, estratégias e gestão. Mesmo assim, em todas essas etapas e em todos os tipos de projetos, existem formas de identificar e minimizar os efeitos desses fatores em uma iniciativa. O conceito de gerenciamento de projetos: as características comuns, o ciclo de vida de um projeto e os principais fatores de atenção para fracasso e sucesso de um projeto. Métodos ágeis para análise e desenvolvimento de sistemas. Vamos analisar três tipos de metodologias que se destacam no ambiente de tecnologia. Iniciaremos com a metodologia de desenvolvimento estruturada, na sequência veremos a metodologia de desenvolvimento em cascata, e finalizaremos com a metodologia RAD. Conceitos gerais da metodologia de desenvolvimento ágil. Extreme Programming– XP. Scrum e o Dynamic Systems Development Method– DSDM.
Compreensão das classificações do ambiente físicos de Segurança da Informação e maneiras de proteção. Apresentação de conceitos fundamentais da Segurança da Informação. Apresentação dos conceitos e princípios básicos de segurança da informação e classificação do controle dos ativos de informação. Aprendizagem da segurança física, ambiental e a lógica, abordando suas diferenças e os componentes de rede para Segurança física. Contextualizar segurança de ambiente físico e lógico, exibindo as características e os benefícios de ambientes controlados e dos tipos de controles existentes. compreensão dos itens que compõem a segurança lógica, trataremos sobre segurança de: redes, de aplicativos, de sistema e do ambiente de usuário final. Apresentação de conceitos de níveis de acesso com relação a segurança da informação.
Diferenciação sobre Segurança x produtividade; Exploração da vulnerabilidade em sistemas operacionais, aplicativos, protocolos e serviços; Engenharia social; Controle de acesso por usuários; Níveis hierárquicos de defesa; Características dos níveis hierárquicos. Conceitos sobre a importância da confidencialidade: os três pilares da segurança de redes, principais tipos de invasores de redes e seus objetivos, Ações e riscos associados. Construção do modelo de gestão de segurança da informação. Análise das vulnerabilidades e ameaças que comprometem as informações. Contextualização do plano de contingência. Apresentação da segurança para micros, estações de trabalho e para redes. Compreensão dos procedimentos dos sistemas voltados a internet, das formas de ataque e prevenção de usuários web e Medidas importantes para garantir a segurança de servidores web. Formulário Web, interface do usuário, processamento no lado do servidor, interface do usuário para se comunicar com o servidor; métodos GET e POST; Métodos e ataques a servidores Web. Apresentação das descrições e funções sobre as Ferramentas Nikto; ZAP; Nmap; Hydra; SQLMap: Apresentação sobre engenharia social e suas ameaças.
Um breve histórico de ameaças e os tipos de ameaças às organizações comerciais: físicas, tecnológicas e humanas. Conceitos relacionados às políticas de segurança da informação das organizações, envolvendo as Políticas de Segurança da Informação. Compreensão das políticas de segurança da informação determinadas por corporações. Análise da política de segurança, identificação de suas características e benefícios, Compreensão da elaboração, divulgação e abordagem sobre o Security Officer: o que é e qual seu papel na segurança da informação. Apresentação de diretriz específica da Política de segurança da informação, detalhando as normas táticas específicas, manuais e procedimentos. Apresentação sobre normas com relação a Política de Segurança da ABNT, bem como ISO 27000, ISO 27001 e 27002.
de R$ 958,80 por até 12x sem juros de
de R$ 958,80 por
de R$ 958,80 por
Faça o melhor investimento com o melhor preço hoje e garanta um futuro incrível!
de R$ 958,80 por R$358,80 em até 12x
Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.
O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.
O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.
Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.
Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.
A média para aprovação é nota 6,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva (Verificar tabela disponivel no Guia Acadêmico). No caso de tirar nota 6,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média..
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.
Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses
Prazo mínimo com TCC: 6 meses
Prazo máximo: 12 meses
Os documentos necessários são:
1) RG (carteira de identidade), NÃO É ACEITO CNH;
2) CPF;
3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).
4) Comprovante de Residência.
*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.
O envio dos documentos é realizado após a conclusão do curso. Os documentos devem ser anexados na área de aluno. Todo esse processo ocorre no momento da solicitação do certificado. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou .png. Siga as orientações descritas no link.
O prazo de deferimento dos documentos pela Secretaria Acadêmica é de 30 dias.
Uma vez deferido, o aluno irá receber um e-mail informando que seu certificado entrou em processo de registro e emissão.
Sendo indeferido o pedido, um e-mail é enviado com motivo pelo qual foi indeferido e um novo prazo de 30 dias para deferimento começa a correr após correção/anexo das informações faltantes.
Ao finalizar a especialização, o aluno deve solicitar o certificado digital, acessando na sua área de aluno o último módulo que se chama SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO e preencher todos os dados da planilha. Esse módulo ficará disponível somente após o prazo mínimo de conclusão da Especialização que é de 120 dias (4 meses), após o início do curso.
QUAL É O PRAZO DE ENVIO?
Após a solicitação do Certificado Digital feita pelo aluno, a Secretaria Acadêmica tem o prazo de 30 dias para avaliar se todos os requisitos exigidos foram cumpridos pelo aluno, e, estando de acordo, concede o DEFERIMENTO via e-mail. O prazo para envio do Certificado Digital é de mais 30 dias a contar da data do deferimento da Secretaria Acadêmica. O Certificado e o Histórico escolar Digitais serão enviados para o endereço eletrônico (e-mail), informado pelo aluno no cadastro de acesso à plataforma, sem nenhum custo adicional. Portanto, o prazo final da Secretaria Acadêmica para o envio do Certificado Digital é de 60 dias, sendo 30 dias para análise e deferimento e de mais 30 dias, para emissão e envio.
Caso o pedido seja INDEFERIDO, o aluno receberá o e-mail de indeferimento com a justificativa e solicitação de ajustes. O aluno deverá realizar os ajustes solicitados e realizar nova solicitação de certificado no SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO. A partir deste momento o novo prazo de até 60 dias começa a contar até a emissão e envio do certificado.
DATA DE CONCLUSÃO
A data de conclusão da especialização que constará no Certificado e no Histórico Escolar é a data em que o aluno preenche o formulário de solicitação de conclusão.
CERTIFICADO FÍSICO
O Certificado digital não tem nenhum custo adicional, no entanto, caso o aluno opte pela solicitação do certificado físico, este terá um valor que deve ser consultado no Guia Acadêmico dentro de sua área do aluno. O pedido neste caso será feito na mesma planilha de Solicitação de Certificado de Conclusão e, o que pode variar é o prazo de entrega que será feito pelos Correios.
O código de rastreio será encaminhado automaticamente em até 48 horas para o e-mail, após o despacho do documento que será realizado via Carta Registrada.
Basta preencher a planilha e clicar em ENVIAR, e aguardar os prazos descritos anteriormente.
*Atenção: lembre-se de consultar sua caixa de spam ou lixo eletrônico, pois os seu certificado digital poderá ser direcionado para estas pastas.
O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento do decorrer das disciplinas.
O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via e-mai: tutor@cenes.com.br
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O Prazo de resposta é de 48h úteis.
O CENES oferece uma garantia de 7 (sete) dias, contados a partir da data da compra do curso.
Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com a mesma, você pode solicitar o cancelamento e reembolso, dentro do prazo de garantia citado acima, via e-mail secretaria@cenes.com.br . O prazo de resposta é de 48h úteis.
Após findar-se o prazo da garantia, não será possível o cancelamento da compra.
O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.
Os cursos podem ser pagos por:
1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.
2) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).:
3) Pix
4) Boleto Parcelado (até 3x)
Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu, você terá direito a um certificado que lhe atribuirá o título de Especialista. Este certificado será enviado juntamente com o Histórico Escolar para o endereço eletrônico (e-mail) informado pelo aluno no cadastro de acesso a plataforma.
O prazo para envio do Certificado Digital é de 30 dias a contar da data do deferimento da Secretaria Acadêmica.
A Metodologia dessa Pós-Graduacao Lato Sensu CENES, é 100% EAD. O aluno estuda onde e quando quiser, através de conteúdos em PDF. O conteúdo pode ser baixado (download) e acessado pelo aluno a qualquer tempo, durante a duração do curso! O aluno conta com o apoio de uma equipe de professores tutores durante todo o processo de desenvolvimento do curso!
Após o final de cada disciplina, o aluno realiza uma avaliação no ambiente virtual, compondo a nota que será lançada no Hostorico Escolar, que acompanhará o Certificado após a conclusão do curso, atendendo a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo Cenes!
Horário de atendimento: Das 9h às 21h30 de segunda à sexta, aos sábados das 8h às 16h
CENES - CENTRO DE ESTUDOS DE ESPECIALIZACAO E EXTENSAO LTDA - CNPJ: 41.023.705/0001-01
Rua Maranhão 924, Centro, Cascavel/PR - CEP: 85801-050